01/11/2017 / Em: Administração

 

Construir uma boa organização no ponto de venda é essencial para garantir grandes resultados. Afinal, quando um potencial consumidor se sente perdido em meio aos produtos, sem encontrar aquilo que realmente procura, a chance de compra é quase nula.

Por isso, neste artigo mostraremos as principais dicas para você implantar e criar um ambiente preparado para lucrar mais. Confira!

Qual é a importância da organização no ponto de venda?

Imagine que você está procurando um determinado produto, como um chocolate, por exemplo. Você entra em uma grande loja, que possui diversos departamentos. Porém, eles não estão indicados e os produtos estão todos espalhados. Quanto tempo você acha que demoraria até encontrar seu item?

Essa falta de organização no ponto de venda é muito prejudicial para os lucros. Como consumidores, nós não temos muito tempo a perder e sempre que buscamos uma solução, queremos agilidade e praticidade.

Uma loja que não preza por uma boa organização acaba confundindo seus clientes, fazendo com que eles não consigam enxergar todas as opções e que ainda não encontrem o que procuram.

O ideal é que os diferentes departamentos estejam com indicações claras e visíveis, com os produtos complementares próximos uns dos outros. Assim, os clientes podem conhecer mais a loja e buscar novas opções.

Porém, não pense que essa organização é uma necessidade só de grandes lojas. Seja ela pequena, média ou grande, seu estabelecimento deve estar sempre bem estruturado para receber o público da melhor forma possível, otimizando o processo de vendas.

Como criar uma boa organização para o ponto de venda?

1. Tenha atenção com a pré-venda

A pré-venda, como o próprio nome já direciona, é o processo que ocorre antes do fechamento da venda. Ele visa entender melhor as necessidades do futuro cliente e direcioná-lo para as soluções ofertadas.

Quando um consumidor entra na loja, por exemplo, um vendedor faz o primeiro contato. Nessa oportunidade, o profissional deve entender qual é a necessidade dele, indicando as melhores soluções para o caso.

Esse contato é importante, pois direciona o futuro cliente dentro da loja, reduzindo o tempo até o fechamento da compra e gerando uma melhor experiência ao consumidor.

Tenha muita atenção para que, ao fazer contato, o vendedor não seja insistente demais. Faça as perguntas certas e, se for opção do comprador, deixe que ele ande pelo ponto de venda em busca do produto.

2. Invista em merchandising visual

O merchandising visual é extremamente importante, isso porque ele representa a identidade da marca no ponto de venda. A forma de expor os produtos pode gerar diferentes experiências ao consumidor, o que reflete nas vendas.

Se você entra em uma loja e não consegue visualizar bem os produtos expostos, certamente você não passará muito tempo em seu interior. O mesmo ocorrerá se as exposições forem feitas de qualquer modo, sem a preocupação em manter uma boa impressão. A loja deve criar um ambiente convidativo e agradável para que o consumidor queira permanecer no local.

Então, investir em merchandising visual é criar um bom ambiente ao comprador, destacando seus melhores produtos de forma que eles estejam valorizados, bem acessíveis e à disposição para avaliação.

3. Posicione seus produtos estrategicamente

Para organizar um ponto de venda é importante saber quais são os principais produtos, aqueles que possuem maior saída. A partir desse conhecimento, você pode planejar estrategicamente o posicionamento dos itens.

É comum que as pessoas entrem em um estabelecimento e percorram um movimento da direita para a esquerda. Então, coloque os principais produtos que você quer escoar no lado direito das gôndolas.

Outro ponto interessante é o público principal de cada item. Por exemplo, se você possui balas e doces no seu mix de produtos, o público principal pode ser composto por jovens e crianças, que possuem menor estatura. Por isso, posicione essas opções em uma altura mais baixa.

Já para os produtos destinados para o público adulto, posicione-os na altura dos olhos. Eles serão os primeiros a serem vistos por esses consumidores.

Pense, também, no trajeto que os clientes farão dentro da loja. Por exemplo, se há um local destinado para a fila de espera do pagamento, posicione alguns itens de menor valor, mas com alta saída, como guloseimas.

4. Utilize um sistema de automação

Nenhum cliente ficará muito tempo esperando para fechar uma compra e realizar o pagamento. Depois que a escolha pelo produto é feita, os consumidores querem efetuar logo o pagamento e continuar com a sua rotina.

Por isso, utilizar sistemas de automação é importante para agilizar o processo de fechamento das compras. A empresa precisa fazer todo o registro da compra, alimentando os controles e dando baixa no estoque, além de tirar a nota fiscal para o cliente.

Porém, se esse processo for lento, a formação de grandes filas pode desmotivar quem já está na espera e também quem acaba de entrar na loja. Por isso, use a tecnologia a seu favor e automatize os processos.

Vamos criar uma experiência agradável ao consumidor?

Como vimos em nosso artigo, criar e manter uma boa organização no ponto de venda pode ser a garantia que você busca de ter bons lucros. Um ambiente que não tem um bom planejamento, sem a preocupação com a organização, pode afastar os clientes e perder grandes oportunidades.

Tenha muita atenção com cada dica que destacamos. Faça uma boa pré-venda para entender as necessidades dos seus clientes e direcioná-los para as melhores soluções. Invista em merchandising visual para criar valor à identidade da marca e oferecer um local agradável aos consumidores.

Além disso, é muito importante posicionar estrategicamente os produtos, de forma a estimular as vendas e gerar maior lucro.

Por fim, mas extremamente importante, considere automatizar os seus processos. Usar a tecnologia a seu favor garante uma melhor gestão e um processo de vendas mais inteligente, eliminando os possíveis erros humanos e otimizando a experiência do cliente.

Seguindo todas essas dicas, seu negócio pode se transformar em uma grande máquina de vendas, fazendo com que você alcance todos os objetivos traçados.

Agora que você já sabe como criar um ponto de venda organizado, entenda melhor a importância de automatizar os processos para aumentar seu lucro!

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