15/09/2017 / Em: Vendas

 

Empreender é uma tarefa que necessita de muita responsabilidade e disciplina da parte do gestor. Ela exige uma rígida rotina de trabalho e uma perspectiva de mercado muito ampla para garantir a sobrevivência do negócio e mantê-lo competitivo.

sistema de vendas

Não é de hoje que a tecnologia tem contribuído com o setor empresarial oferecendo ferramentas, softwares e recursos avançados para automatizar os processos e melhorar a gestão. Dentre os departamentos que mais têm se beneficiado com os avanços tecnológicos, podemos citar o de vendas como um dos principais.

Por meio de ferramentas de captação e cruzamento de dados dos clientes, é possível até mesmo projetar o futuro da demanda e do mercado. No artigo de hoje, vamos mostrar a importância do sistema de vendas para a eficiência do negócio. Confira!

O que é um sistema de vendas?

Desenvolvido para tornar o trabalho da equipe de vendas mais organizado, rápido e eficiente, o sistema de vendas é uma ferramenta de gerenciamento de contatos e controle de processos capaz de reduzir o esforço das oportunidades de negócios da empresa.

Na posição de vendedor, proprietário ou gerente de um empreendimento, um software de gestão de vendas pode otimizar suas estratégias e melhorar o desempenho de vendas tornando a tomada de decisões mais assertiva, sempre lembrando de fazer um follow up com os clientes.

Além disso, o sistema de vendas também é conhecido pelo termo CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

O ápice da tendência desse tipo de programa aconteceu em meados da década de 1980, mas naquele tempo a maior parte dos profissionais utilizava-o para melhorar as estratégias de divulgação, obtendo suas primeiras noções de marketing. Pouco se falava em adotar um CRM para desenvolver atividades relacionadas a vendas.

Hoje em dia, a realidade é bem diferente. A implementação de um sistema de vendas é considerada uma forma inteligente de otimizar os resultados do negócio, pois é possível tornar a gestão de relacionamento com o cliente muito mais produtiva, além de manter o negócio mais competitivo diante dos concorrentes.

Vale ressaltar que cada vez mais os departamentos de vendas e marketing têm unido forças para perseguir o seu principal objetivo em comum: melhorar o faturamento da empresa, atraindo mais clientes. Por isso, o termo vendarketing (vendas + marketing) foi criado.

De que forma um sistema de vendas pode melhorar a eficiência do negócio?

O CRM é uma estratégia voltada à antecipação do entendimento de suas necessidades. É um processo que está diretamente ligado aos três principais pilares do marketing. O programa pode coletar as informações do cliente, armazená-las e realizar um cruzamento dos dados de forma prática.

Embora o desafio seja grande, identificar o perfil do público da empresa é um fator decisivo em suas estratégias de relacionamento. Um sistema de vendas foca nos processos de aquisição, atendimento, transação, retenção e construção do relacionamento em médio e longo prazos com os clientes.

Em outras palavras, o software é capaz de obter informações sobre o perfil do público-alvo do negócio mostrando aos gestores quem ele é, o que ele consome, o fato de ele ser ou não um prospect ativo, entre outros dados relevantes que podem influenciar no fechamento de uma venda.

Com base nesse contexto, um sistema de vendas é capaz de mostrar quais produtos ou serviços da empresa têm maior potencial no mercado, trazendo inteligência para o negócio e permitindo que uma previsão de demanda seja realizada com eficiência.

O que é previsão de demanda?

Como o próprio termo menciona, a previsão de demanda consiste no processo de projetar o futuro do estoque ou cenário de vendas da empresa. É claro que as previsões não serão realizadas com base em suposições, mas sim em uma minuciosa análise do histórico do negócio.

De forma simplificada, ela tem a responsabilidade de definir o local, o período e a quantidade de produto ou serviço que será solicitada pelos consumidores, com o intuito de suprir essa demanda de maneira eficiente.

É necessário mencionar que cada nicho do mercado tem as suas necessidades específicas. Em alguns, o direcionamento da previsão de demanda avança pela área de marketing, enquanto em outros é preciso que diversos departamentos da companhia colaborem para que a previsão seja realizada.

De qualquer forma, é importante agregar ações quantitativas e qualitativas para que seja possível projetar uma previsão coerente. Portanto, cada empresa deve colocar em prática as ações mais adequadas para alcançar os seus objetivos e necessidades.

Qual é a importância da previsão de demandas?

Como você pôde conferir até agora, a capacidade de prever o estoque e a procura dos produtos e serviços é uma das melhores maneiras de otimizar a tomada de decisões, já que a maioria dos empreendimentos realiza a sua produção ou faz os seus pedidos sem conhecer, de fato, a demanda.

Portanto, a previsão ajuda a reduzir os gastos e evitar prejuízos, pois não permite que sobrem ou faltem produtos.

Além disso, podemos observar mais impactos positivos, como:

  • melhorias no planejamento orçamentário;
  • utilização mais inteligente do espaço físico;
  • otimização da produtividade do negócio;
  • comunicação mais efetiva entre os departamentos da empresa;
  • melhorias notáveis nos processos;
  • garantia de competitividade no mercado.

Como o gerenciamento de vendas ajuda na previsão de demandas?

Planejamento eficiente

Como foi dito na introdução do artigo, gerir um estabelecimento comercial, seja qual for o seu setor, é uma tarefa que oferece constantes desafios para o empresário.

Altos e baixos integram a rotina diária de qualquer negócio. Somente um planejamento eficiente poderá garantir que a empresa consiga passar pelos momentos delicados e usufrua dos períodos de calmaria.

Um sistema de vendas integrado ao empreendimento permite que um grande volume de informações seja reunido, possibilitando ao gestor avaliar dados relevantes que, quando bem empregados, tornam os processos mais produtivos.

Controle de estoque

Administrar o estoque é uma das maiores responsabilidades das empresas, principalmente daquelas que lidam com uma grande movimentação de mercadorias, como lojas e comércios. É preciso manter contato com fornecedores, comprar produtos, cuidar da logística e do armazenamento, além de realizar vendas e outras ações.

Basta ocorrer uma única falha entre esses processos para que toda a cadeia logística e a produtividade de um estabelecimento comercial sejam afetadas, gerando prejuízos.

Um sistema de vendas se enquadra perfeitamente nesse contexto, pois mantém os gestores munidos de informações a respeito da quantidade itens que constam no estoque em tempo real, além de mostrar quais produtos estão em falta ou têm pouca saída.

Em outras palavras, o software proporciona informações estratégicas que orientam toda a equipe de vendas a desenvolver o seu trabalho com precisão e eficiência.

Controle das finanças

Não poderíamos finalizar o conteúdo sem citar um dos recursos mais importantes que um sistema de vendas pode oferecer às empresas: o controle das finanças.

Por meio de um sistema integrado, é possível unificar os canais de informação do negócio unindo todos os departamentos.

Ou seja, graças aos relatórios detalhados gerados pelo programa, você obtém dados exatos sobre o controle de estoque, a frente de caixa e as informações necessárias para implementar as melhores estratégias de mercado.

Assim, é possível não somente reduzir custos, mas descobrir que tipos de produtos têm mais saída e em quais dias a empresa vende mais, entre outras projeções importantes.

E você? Tem alguma experiência sobre sistema de vendas que queira compartilhar? Gostaria de tirar alguma dúvida sobre o assunto que abordamos no artigo? Deixe seu comentário aqui no post!

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