05/09/2017 / Em: Vendas

 

O atual momento financeiro do país e a altíssima concorrência do mercado têm tornado a gestão de um negócio a cada dia mais desafiadora. Manter um bom lucro em um cenário tão conturbado não é uma tarefa simples. Muito pelo contrário, exige bastante dos empreendedores e carece que eles sempre estejam em busca de novas formas de gerenciamento e posicionamentos inovadores.

aumente o lucro

Manter o lucro da empresa ou até mesmo aumentá-lo não gira em torno apenas de manter uma boa margem de vendas e possuir um time focado na experiência do cliente, que consiga garantir uma taxa de conversão satisfatória. Existem inúmeros fatores que devem ser considerados, atitudes e posicionamentos que devem ser tomados pelos empreendedores para que os resultados esperados sejam alcançados.

Atualmente, para que uma loja consiga se destacar no mercado é preciso muito mais do que simplesmente apresentar produtos de qualidade aos clientes e atender as pessoas com excelência.

Para ajudá-lo a melhorar os resultados do seu negócio, separamos neste post 5 dicas de como aumentar os lucros da sua empresa de forma simples. Confira!

1. Faça o gerenciamento do estoque

O controle de estoque é uma das tarefas mais importantes para a gestão de qualquer negócio. O gerenciamento dos itens estocados nada mais é do que garantir que todos os produtos vendidos pela loja estejam sempre disponíveis para o público, mas, ao mesmo tempo, prever que o negócio não mantenha muitos itens em estoque.

O gerenciamento do estoque permite que os empreendedores tenham total controle sobre a operação do negócio, garantindo que sempre existam produtos disponíveis nas prateleiras e os clientes encontrem tudo o que precisarem. Além disso, evita que a loja possua muitos itens estocados e mantenha o dinheiro parado, permitindo maior dinheiro caixa, favorecendo investimentos e melhorias para potencializar os ganhos.

2. Use um software para automatização das vendas

A automatização nada mais é que a introdução de novas tecnologias e procedimentos com a finalidade de ganhar agilidade no desempenho das mais diversas tarefas, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. Automatizar os processos de venda é uma tendência mundial que permite maior velocidade ao fechar negócio e garante melhor qualidade ao atendimento.

O uso de um software para automatização das vendas pode proporcionar inúmeras vantagens para os negócios. Dentre os benefícios que podem ser alcançados podem-se destacar:

  • otimização do tempo, ou seja, menor tempo gasto para concluir uma venda;
  • aumento do número de vendas: ao reduzir as tarefas desempenhadas manualmente consegue-se fechar negócio mais rapidamente e realizar maior quantidade de vendas;
  • menor mão de obra: o uso de um software elimina a necessidade de muitos funcionários e permite que eles utilizem o tempo de forma mais efetiva, o que garante mais vendas e melhores lucros.

3. Faça uma análise periódica dos gastos

É muito comum encontrar empreendedores que, ao buscar maximizar os lucros, realizam diversos cortes sem fazer uma análise criteriosa. Em um primeiro momento, esses cortes podem gerar a falsa impressão de que os custos operacionais foram reduzidos. Mas, em longo prazo, podem se mostrar ineficazes e até mesmo prejudicar bastante a empresa.

Por isso, para que o empreendimento gaste menos e melhore os lucros é fundamental que os empresários revejam periodicamente todas as despesas. Dessa forma, consegue-se acompanhar a tendência do negócio, permitindo também comparar o seu desempenho com momentos anteriores, garantindo que todos os cortes realizados sejam eficazes e melhorem o lucro da empresa.

Outro detalhe que vale ser ressaltado é o fato de que esses levantamentos permitem que os empreendedores conheçam quais são os custos necessários para que a empresa mantenha sua operação normal. Isso favorece a gestão financeira e elimina a probabilidade de cortes que possam prejudicar o negócio.

4. Renegocie contratos

Uma ótima dica para diminuir os custos operacionais da empresa é renegociar os contratos vigentes com fornecedores e empresas parceiras. Em um cenário de grande instabilidade econômica e altíssima concorrência, é necessário que as empresas se reinventem e aceitem mudar certos pontos para não perder os clientes. Essa é uma grande oportunidade para que os empreendedores consigam obter melhores contratos e menores preços.

É muito indicado que as empresas mantenham o contato com os fornecedores e verifiquem o que eles podem fazer para melhorar as condições. Outro ponto importante, que não pode ser deixado de lado, são os outros fornecedores disponíveis no mercado. Vale a pena pesquisar novas empresas e sondar por preços para entender o que tem sido praticado. Essa informação será essencial para a obtenção de melhores condições.

5. Fidelize clientes

A melhor forma de alavancar os lucros é aumentando as vendas, correto? Uma ótima forma de os empreendedores elevarem o número de negócios fechados é vendendo para pessoas que já conhecem a marca e já realizaram compras anteriormente. Em outras palavras, manter clientes fiéis à empresa ajuda a manter uma boa quantidade de vendas e assegura a lucratividade do negócio.

A fidelização de clientes nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo incentivar as pessoas e fazer com que elas retornem ao negócio para comprar novamente. Dentre as principais técnicas de fidelização de clientes, podem-se destacar:

  • atendimento de qualidade: quanto melhor as pessoas forem tratadas, maiores as chances de elas retornarem e comprarem de novo;
  • promoções e descontos em compras futuras: é provavelmente a melhor forma de incentivar os clientes a voltarem ou continuarem comprando na loja;
  • oferecer os produtos certos ao público: para que as pessoas comprem é preciso oferecer o que elas estão procurando, por isso, é fundamental conhecer o público e entregar a ele exatamente o esperado;
  • programas de fidelização: o uso de programas de acúmulo de pontos com o número de compras para ganhar brindes e melhores promoções induz as pessoas a continuarem comprando.

Obviamente, aumentar as vendas e fidelizar os clientes não são tarefas fáceis, mas com mudanças pontuais e com alterações no posicionamento dos empreendedores é possível destacar o negócio no mercado e aumentar os lucros.

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