26/11/2018 / Em: Gestão

 

Não é novidade para ninguém que funcionários motivados são muito mais produtivos. Por isso, a motivação da equipe de vendas é algo que sempre deve estar no radar dos gestores, e a principal forma de fazer isso acontecer, mais do que proporcionar qualquer benefício financeiro, é por meio de uma boa liderança.

motivação da equipe de vendas

Bons líderes são aqueles que inspiram suas equipes e conduzem aos melhores resultados por meio de atitudes e exemplos. Quer entender por onde você deve começar para se tornar um gestor de sucesso? Continue a leitura e conheça 8 dicas para promover a motivação da equipe de vendas!

Conheça e incentive a sua equipe

Conquistar a confiança e o respeito de seus colaboradores é o primeiro passo para poder contar com eles, seja para trocar ideias sobre o negócio, seja para incentivar o cumprimento de metas. Lembre-se também que, quando o clima organizacional fica agradável, todos os processos fluem mais facilmente. Por essas razões, é importante procurar conversar e conhecer os talentos, anseios e preocupações de cada funcionário, desenvolvendo a empatia.

Mais do que cobrar-lhes resultados, concentre-se em entender onde estão as dificuldades e como superá-las juntos. Assim, o horário de trabalho será um período de evolução, colaborando para o desenvolvimento de habilidades e crescimento pessoal e profissional de todos.

Ofereça treinamentos

Aprender algo novo faz muito bem para qualquer profissional, que deve estar em constante aprimoramento. Ao entrarem no mercado de trabalho, porém, muitas pessoas deixam os estudos de lado por diversas razões. Para evitar que isso aconteça com os seus colaboradores, procure, sempre que possível, oferecer a oportunidade de participar de cursos, treinamentos e workshops.

A área de vendas, por exemplo, demanda diversas técnicas de prospecção, análise de público-alvo, negociação, operação, uso de softwares, entre outras, e contar com um time bem preparado fará toda a diferença nos resultados do seu negócio. Portanto, mantenha a equipe atualizada sobre o que há de novo no mercado; essa medida ajudará a criar colaboradores mais motivados, atentos e prontos para desafios. O investimento certamente se refletirá no bom desempenho!

Deixe as metas bem claras

O primeiro passo para atingir um objetivo é saber exatamente o que esperam de você. Assim, converse diariamente com os seus subordinados, dando-lhes instruções claras sobre os resultados esperados. As metas devem ser contínuas e apuradas diária, mensal e anualmente. Mas não basta simplesmente anunciá-las: é importante criar modelos de prospecção e comerciais, demonstrando as possibilidades de negócio e as melhores práticas para chegar lá.

Dê feedbacks periódicos

De tempos em tempos (a cada semana ou mês), faça reuniões para dar feedbacks às equipes. Enfatize o bom trabalho que vem sendo feito e tenha cuidado ao realizar críticas. Parabenize aqueles que vêm correspondendo ou superando suas expectativas e deixe para conversar em particular com quem obtiver baixo rendimento. Essa é a hora de avaliar os resultados e verificar se as metas foram cumpridas. Ao realizar esse levantamento, considere não somente as vendas, mas também as prospecções realizadas no período.

Ao longo das reuniões de equipe, cuidado com as cobranças. Em vez de cobrar os resultados, procure incentivar ações que levem a eles. Se algo não saiu de acordo com o esperado, mude o foco; o passado deve ser apenas parâmetro para melhorar os resultados futuro.

Compartilhe dados estratégicos

Sem dúvidas, a área de vendas é uma das que mais necessita de subsídios para desempenhar suas atividades. Quanto mais informações seus vendedores tiverem sobre determinado mercado ou produto, maior será a chance de fecharem novos negócios. Por isso, estabeleça um fluxo de comunicação entre sua equipe de vendas e as demais áreas da empresa — como o marketing, por exemplo. Isso contribuirá para o levantamento sobre perfil dos consumidores, características dos produtos, tendências, etc.

Coloque a mão na massa

Ainda que os gestores tenham seu trabalho mais focado em estratégias ou grandes clientes, não deixe de se fazer presente. Demonstre que você tem o conhecimento global do negócio e assuma algumas tarefas mais táticas sempre que necessário. Dessa maneira, além de se tornar uma pessoa mais acessível, você ganhará o respeito e a admiração de muitos funcionários. O mesmo vale com os clientes, que tendem a confiar ainda mais na qualidade de um serviço ou produto com a presença dos responsáveis pelo negócio por perto.

Cuide do ambiente de trabalho

Mencionamos a importância de um bom clima organizacional logo no primeiro item, mas esse tema é tão relevante que merece um desdobramento maior. É fato que muitos profissionais têm deixado altos salários em troca de benefícios atrativos, horários flexíveis, condições de trabalho agradáveis e funções menos estressantes. Portanto, procure oferecer aos seus colaboradores algo além da remuneração.

Uma boa ideia aqui é proporcionar um ambiente de trabalho confortável, com locais para descanso e integração. Sempre que possível, organize também confraternizações e eventos de reconhecimento. Pequenos agrados como esses podem fazer toda a diferença na produtividade e auxiliar a retenção de talentos.

Oferecer brindes e bonificações

Além da remuneração fixa e das comissões sobre cada venda, crie uma política de bonificações. Isso significa que, conforme as metas forem alcançadas, você pode oferecer um incentivo financeiro ou prêmios aos vendedores.

O conjunto desses rendimentos deixará a equipe mais motivada, pois quanto maior for o seu volume de vendas, maiores serão os seus ganhos. Mas atenção: é importante criar um equilíbrio entre o salário fixo e a comissão sobre as vendas. Se o primeiro for muito baixo, seu colaborador ficará desmotivado nas épocas em que as vendas caírem. Por outro lado, se for muito alto, ele poderá não se esforçar tanto para vender, já que as comissões farão pouca diferença. Quanto às metas, seja realista: o ideal é que elas sejam desafiadoras, mas alcançáveis, e com bonificações condizentes com as conquistas.

Quando falamos sobre a motivação da equipe de vendas, é preciso lembrar que o desempenho dos vendedores está diretamente relacionado à saúde financeira do seu negócio — afinal, esses profissionais conhecem o seu público como ninguém, então são importantes aliados! Escute-os com mais frequência e tenha acesso a informações precisas sobre como o cliente percebe a sua empresa e os produtos e serviços que ela oferece. Reconheça os esforços de todos e lembre-se que o trabalho da área comercial depende de inúmeros fatores externos, incluindo o cenário mercadológico do setor e econômico do país.

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