21/11/2017 / Em: Vendas

 

Diversificar as formas de pagamento na loja é um fator primordial para o sucesso dos negócios. Isso porque é cada vez mais raro as pessoas comprarem com dinheiro, ainda mais em tempos de crise econômica. O cheque também não é a forma de pagamento preferido dos consumidores devido aos problemas que ele pode causar ao correntista do banco.

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Segundo pesquisa divulgada pela Nielsen em 2015, as compras pagas com cartão de crédito e débito somavam 23,7% do total gasto pelas famílias brasileiras com alimentação, bebidas e produtos de limpeza e higiene. Com número tão grande de brasileiros comprando no cartão, não dá para um comércio sobreviver apenas com meios de pagamento à vista ou boleto, certo?

No post de hoje, vamos discutir sobre como diversificar os meios de pagamento pode influenciar positivamente os seus negócios.

Vantagens da diversificação das formas de pagamento

Oferecer diversas opções de meios de pagamento para o seu cliente só vai trazer benefícios para o negócio. Veja quais são as vantagens dessa diversificação:

Comodidade para os clientes

Os consumidores atuais querem comodidade e facilidade na hora das compras. E isso inclui poder escolher como querem pagar os produtos que consomem.

Os clientes são atraídos pelas facilidades que as empresas oferecem. Por isso, se você quer fidelizar a sua clientela, ofereça o máximo de opções de pagamento para que ela possa escolher a melhor no momento da compra.

Mais confiança do consumidor

Hoje em dia, até um simples sacolão de bairro aceita pagamento no cartão de crédito ou débito. Então, se um comércio opta apenas por receber por meio de dinheiro ou boleto, por exemplo, os clientes podem ficar desconfiados.

Dar a opção de várias formas de pagamento traz mais confiança ao seu negócio.

Maiores possibilidades de venda

Em tempos de crise econômica e desvalorização da moeda, nem todos conseguem pagar as compras à vista. Além disso, o brasileiro tem o costume de parcelar as compras em várias vezes no cartão, principalmente quando compra em grande quantidade.

Um cliente pode simplesmente desistir de uma compra porque a loja não aceita cartão ou não parcela. No entanto, a partir do momento em que o consumidor tem mais opções de pagamento, ele se sente mais seguro para comprar em mais quantidade.

Além disso, diversificar as formas de pagamento ajuda a atrair novos clientes para a sua loja.

Segurança contra inadimplência

Diversificar as formas de pagamento na loja traz mais segurança, tanto para os consumidores quanto para os empresários. Lojistas que vendem apenas no boleto, crediário ou cheque têm mais chances de sofrer com a inadimplência do que aqueles que oferecem opções de pagamento com cartão.

Organização das finanças da loja

Todas as transações realizadas por meio de cartão de crédito ou débito ficam armazenadas virtualmente. Por isso, você consegue organizar melhor as finanças, pois é capaz de fazer o controle certeiro das vendas do dia, semana, mês e ano. Assim fica muito mais fácil administrar o negócio.

Entretanto, é preciso saber escolher muito bem uma operadora de cartão. Trataremos desse assunto no próximo tópico.

Escolha da operadora de cartão para a sua loja

Embora as transações com cartão de crédito e débito sejam mais seguras, é importante você escolher corretamente a operadora de cartão. Veja alguns pontos a serem considerados:

Confira os valores cobrados

Cada operadora de cartão mantém as suas regras de funcionamento. Algumas cobram taxas de adesão, outras dão a opção de você comprar a máquina de cartão ou somente alugá-la.

Os valores cobrados por transação também são diferenciados e podem variar de acordo com a forma de pagamento (débito ou crédito), o número de parcelas e até a bandeira do cartão.

Fique atento a esses detalhes para escolher a que melhor atende às necessidades do seu negócio.

Verifique quanto tempo leva para você receber uma venda

Você precisa verificar também em quanto tempo a operadora vai passar os valores recebidos. Esse prazo pode variar, principalmente nas vendas a crédito, que podem levar até 30 dias para caírem na sua conta.

Mas isso varia de uma operadora para outra. Por isso, antes de escolher uma empresa, procura saber quais os prazos de recebimento, pois assim você organiza as contas a pagar e a loja não fica no vermelho.

Outro fator importante é verificar como você vai receber o seu dinheiro. Se vai ser depósito em conta-corrente ou poupança, precisa de um cartão específico. Você ainda pode ter custos na hora de sacar o dinheiro, dependendo da operadora que escolher.

Verifique se a operadora aceita todas as bandeiras de cartão

Algumas operadoras aceitam todos os tipos de cartão, já outras aceitam duas ou três bandeiras. É muito comum que alguns estabelecimentos só aceitem cartões Visa e Mastercard, mas se você quer diversificar as formas de pagamento em sua loja deve oferecer mais opções para os seus clientes.

Se escolher uma operadora que aceita duas ou três bandeiras, você corre o risco de perder vendas.

Considere as formas de conexão com a rede

Como a sua máquina de cartão funciona? Via Wi-Fi, Bluetooht, chip, fio?

Você deve considerar todas as opções, pois se escolher um modelo que se conecta exclusivamente via internet pode correr o risco de ficar sem vender quando a internet na loja cair. Por isso, escolha uma máquina que ofereça diversas opções de funcionamento.

Importância de fazer essa transição com um sistema para gerenciar múltiplas formas de pagamento

Outro fator crucial para o sucesso dos negócios é dispor de um bom sistema para gerenciar todos os meios de pagamento da sua loja. Embora as operadoras de cartão disponibilizem dados on-line, você ainda vai contar com pagamentos no cheque, no boleto, no crediário e em dinheiro.

E para que tenha controle de todo o processo, você precisa contar com um sistema completo, que permita gerenciar todas as formas de pagamento disponíveis. Isso é importante para ajudar na gestão dos processos. Dessa forma, todo o processo fica centralizado, e a gestão financeira da sua loja bem mais descomplicada.

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