19/07/2017 / Em: Vendas

 

Enganam-se aqueles que acreditam que as vendas do seu empreendimento vão fluir de forma natural e progressiva, sem que haja a necessidade de um olhar mais aprofundado, estratégico e processual de um gestor de vendas bem capacitado e apto para liderar uma equipe.

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Não se preocupar com a gestão de vendas do seu negócio pode ser fatal e aniquilar as chances de sucesso do seu empreendimento. Mas, como monitorar a gestão de vendas do meu empreendimento?

Para o pequeno e médio empreendedor é extremamente complicado conciliar todos os múltiplos papéis que ocupam em sua empresa e, quando falamos em gestão de vendas, é provável que você pense que esta função também ficará ao seu cargo, já que você é quem melhor conhece os seus funcionários, os clientes e o mercado.

Mas, a questão é: “como você vai conseguir assumir mais uma função em meio a tantas outras que já são necessárias para o bom funcionamento do seu negócio?”

A resposta é simples: você pode e deve delegar esta função de maneira gradual à sua própria equipe de vendas por meio de 4 iniciativas que serão explicadas detalhadamente a seguir! A vantagem é que, seguindo tais dicas, você não precisará ficar sobrecarregado com mais uma função  diária. Seu tempo será poupado e suas vendas vão decolar! Vamos à primeira dica!

1. Identifique os  principais  problemas e comece um planejamento!

Para começar uma estratégia eficaz de gestão de vendas é preciso, primeiro, identificar quais são os principais problemas que sua equipe de vendas enfrenta atualmente. Marque uma reunião com os funcionários e discuta, de forma  aprofundada, todos os obstáculos que vêm impedindo a sua empresa de aumentar a recorrência de vendas.

Com estes dados em mãos, é hora de planejar! Se o problema identificado foi a falta de conhecimento do perfil de cliente que frequenta o seu negócio, por exemplo, planeje uma pesquisa de persona e garanta que os seus funcionários entendam profundamente a principal dor do seu cliente e suas principais necessidades.

Assim, sua equipe de vendas estará mais preparada para lidar com as dificuldades no processo de vendas de forma autônoma.

2. Estruture sua empresa para o crescimento!

Para que a sua gestão de vendas seja realmente eficaz, é preciso que você estabeleça objetivos e saiba muito bem aonde deseja chegar!

É essencial que você defina metas e objetivos, bem como os prazos para serem cumpridos, e que eles sejam expostos para toda a sua equipe de vendas. Assim, você estará pensando no futuro e estruturando a sua empresa a partir de objetivos maiores e de forma mais focada.

3. Use a tecnologia ao seu favor!

Nós falamos sobre a dificuldade do pequeno e médio empreendedor em conseguir lidar com as várias funções que competem a ele. Falta tempo para tantas funções e, quando falamos em gestão de vendas, logo deve vir à sua mente a seguinte questão: onde mais vai encontrar tempo para acompanhar de perto a sua equipe de vendas?

A boa notícia é que existem maneiras muito mais simples de monitorar a sua gestão de vendas que exigem pouca ou quase nenhuma parte do seu tempo, basta ter um computador em mãos para acessar as ferramentas que mostraremos agora.

Mapa de oportunidades

Já pensou se você pudesse ter um mapa visual e disponível para toda a sua equipe de vendas com os principais clientes que frequentam sua empresa e os produtos ideais para cada um deles?

Imagine se, ao comprar uma barraca em sua loja, por exemplo, o seu cliente fosse identificado no seu mapa de oportunidades como um possível comprador de um saco de dormir ou outros acessórios para camping?

Está é a função de um mapa de oportunidades, que mostra à sua equipe de vendas as principais oportunidades de venda para cada cliente que entra em sua loja, de forma simples, estratégica e atualizada.

Pipeline

Antes de se tornar o seu cliente, a pessoa que conhece a sua empresa passa por um processo que chamamos de funil de vendas. No início deste funil, seu cliente possui um problema para o qual busca solução, é o momento da prospecção, fase na qual sua equipe de vendas deve identificar tal problema e apresentar uma possível solução ao cliente.

Segue-se, então, a qualificação do contato, as propostas, as negociações e, por fim, o negócio fechado: a venda concretizada.

O pipeline nada mais é do que um simulador deste funil de vendas, categorizando a fase do funil em que está cada um dos contatos que os seus vendedores fazem com possíveis clientes em seu empreendimento.

Forecasting (previsão de vendas)

Outra ferramenta muito importante para o sucesso da sua gestão de vendas é o forecasting. Basicamente, esta ferramenta online o auxilia na previsão de vendas do seu empreendimento, controlando quais negócios serão fechados em quais épocas do mês, para que o seu fluxo de caixa se mantenha sempre atualizado e sem surpresas.

Sabendo exatamente quais são as receitas previstas para o mês, você conseguirá monitorar suas metas e saberá o quanto você terá disponível para investir no seu negócio naquele período.

4. Não perca tempo com burocracias

Como líder do seu próprio negócio, é importante lembrar que, além de estar responsável pela administração financeira e pelo bom funcionamento do estabelecimento, você também deve acompanhar o processo de gestão de vendas em sua loja.

Porém, esta gestão não será realmente eficaz se você, além de tudo, ainda tem de se preocupar com toda a parte burocrática das vendas, como a emissão de notas fiscais, por exemplo.

O ideal para que você não fique sobrecarregado de funções e possa gerir de forma eficaz as vendas de seu negócio é deixar estas questões burocráticas à cargo de softwares inteligentes disponíveis no mercado.

O software Devi, por exemplo, poupa o seu tempo cuidando de toda a parte burocrática das vendas, emitindo notas fiscais e qualquer outra demanda do governo, de forma prática e eficiente. Além disso, possui uma interface simples e intuitiva, totalmente disponível online!

Agora que você já conhece todas as melhores dicas para aumentar a eficiência da sua equipe de vendas, que tal começar a colocá-las em prática? Em breve, você começará a ver a diferença que um planejamento estratégico em vendas pode fazer pelo seu empreendimento!

Compartilhe estas dicas com outros empreendedores e amigos dá área e, depois, comente aqui a sua experiência com gestão de vendas! Até o próximo post!

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