24/04/2017 / Em: Empreendedorismo

 

abrir-uma-empresa

Empreender e abrir uma empresa é o sonho da maioria das pessoas. Ele surge da necessidade de aumentar os rendimentos financeiros, do anseio por horários mais flexíveis, e pela possibilidade de gerenciar e tomar decisões conforme interesses pessoais.

Porém, antes de qualquer atitude legal (sim, o processo é mesmo burocrático), você precisa definir a qual ramo e setor sua empresa estará ligada. Para fazer esta escolha, é interessante levar em conta alguns aspectos:

Do que será minha empresa?

Para dar início ao processo de abrir uma empresa, você precisará definir a qual ramo ela estará ligada. Para decidí-lo, deverá levar em conta alguns aspectos:

  • Área que tem mais conhecimento e facilidade: precisa sim levar em conta seus conhecimentos prévios, para que isso facilite o processo.
  • Observar a demanda do mercado: analise o que está em falta na sua cidade e/ou região, e a partir disso determine qual setor está carente de novas empresas.
  • Pense em possíveis clientes e fornecedores: é essencial se preparar para o público específico, e para isso, precisará dos fornecedores ideais.
  • Análise da viabilidade do negócio: para que sua empresa evolua, ela precisará arrecadar mais que gastar. Para isso, deve ser feita uma pesquisa de mercado e muito estudo.

 

De onde virão os investimentos?

A abertura de uma empresa, além de ser um processo burocrático, demanda altos investimentos. Você precisará analisar se os possui, se emprestará de algum amigo/familiar, ou ainda, se fará um empréstimo.

Se for escolhida a última opção, estude as menores opções de juro para que não saia no prejuízo.

 

Dando início ao processo

Já lhe dissemos que se trata de um processo burocrático, mas isso não é motivo para que desista! Abaixo, listaremos alguns documentos e órgãos que você deverá buscar neste momento tão importante.

  1. Elaboração do contrato social:

É o documento base da sua empresa, que deverá conter o nome, objetivo da empresa, participações capitais, e outras informações básicas.

  1. Registro na junta comercial do seu estado:

É um processo fundamental para que você consiga obter o CNPJ da empresa, e depende de um registro e avaliação na Junta Comercial do seu estado.

Para isso, você já deverá ter decidido o nome da sua empresa, e consultado a existência ou não deste nome.

  1. Alvará de localização e funcionamento

Depois de obter os documentos anteriores, este alvará definirá a abertura oficial do seu negócio.

Porém, para isso, você deverá apresentar todas as exigências da sua cidade para a abertura de uma empresa. Para cumprí-la, deverá consultar e estudar a legislação da cidade em questão.

  1. Inscrição estadual

Pode ser obtida antes ou depois do alvará de funcionamento. É obrigatória para quem presta serviços de comércio, indústria e transportes.

Depois de realizada, você será inscrito no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (o famoso ICMS).

  1. Autorizações finais

Para finalmente abrir as portas, você precisará de algumas autorizações a mais para que tudo esteja certo e aprovado:

  • Licença sanitária: é emitida pela vigilância sanitária, e exigida para diversos setores (alimentício, cosmético e medicamentoso).
  • Licença do corpo de bombeiros: praticamente todas as empresas estão sujeitas, e deverão mostrar um projeto de prevenção de incêndio que deverá ser aprovado por tal.
  • Licença ambiental: necessária para empresas metalúrgicas, têxtil, química, agropecuária, e as demais que possuem impacto direto sobre o meio ambiente.

 

Iniciando as atividades

Depois de aberta sua empresa, você começará a trabalhar. No início, deverá se preocupar com muitas coisas, como:

  • Divulgação e propaganda.
  • Criar uma clientela fiel e honesta.
  • Contratar bons funcionários.
  • Organizar o fluxo de caixa.
  • Obter novos fornecedores.

 

E muito mais!

Mas para que tudo isso dê certo, e você tenha total controle de vendas da empresa, recomendamos que você adquira um software para iniciá-lo, e assim, ofertar várias possibilidades de pagamento ao seus clientes.

 

Comentários