05/07/2017 / Em: NFC-e, Vendas

 

sistema de NFC

Os avanços da tecnologia causam, todos os dias, uma revolução em certos aspectos de nossas vidas. O comércio é um bom exemplo de ambiente que mudou totalmente sua dinâmica de funcionamento devido às novas ferramentas que vem surgindo.

O sistema de NFC é uma delas e saber lidar com ele é fundamental para quem busca acompanhar o crescimento do mercado.

Entretanto, é comum que surjam algumas dúvidas sobre esse assunto. Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o sistema de NFC, seus benefícios e de que forma ele pode ajudar a melhorar suas vendas. Confira!

O que é a NFC?

Para começar, sabemos que um dos reflexos do avanço da tecnologia foi a revolução digital observada em todo o mundo. A venda de mercadorias se aproveitou disso de uma forma muito interessante: as Notas Fiscais tradicionais passaram a existir também em formato digital.

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, ou NFC-e, pode ser definida como um documento que se apresenta apenas no formato digital. Porém, ele possui a mesma validade jurídica e tributária que a NF tradicional. A meta é que em pouco tempo ela substitua a nota fiscal de venda ao consumidor, assim como o cupom fiscal em seus diversos formatos.

Mas, afinal, qual a grande demanda por esse novo sistema?

Fiscalização mais eficaz

A fiscalização da NFC ocorre de forma mais fácil e eficiente. A sonegação de impostos é um grande problema nacional e a digitalização das NFs facilita o trabalho dos órgãos responsáveis em averiguar se as taxas estão sendo pagas da forma correta. Isso sem falar da enorme redução de custos com impressão, já que o sistema tende a ser implementado em todo o país.

Entretanto, não é só o governo, os cidadãos e a natureza que têm a ganhar com isso. A NFC representa um grande diferencial também para as empresas que aderem ao modelo.

Quais são os benefícios de um sistema de NFC para a empresa?

Ao analisar as vantagens proporcionadas por um sistema de NFC, você verá que um fator sempre presente é a agilidade em todo o processo.

Tanto pela facilidade de utilização quanto pela redução de atividades antes mais burocráticas, o sistema proporciona uma rotina de trabalho mais ágil e dinâmica, além de influenciar diretamente o departamento financeiro de seu negócio de forma positiva.

1. Equipamentos mais simples e baratos

A infraestrutura necessária para geração de notas fiscais tradicionais exige um investimento amargo em equipamentos específicos, como impressora e rolos de papel indicados pelo órgão responsável. Além disso, esses itens precisam ser inspecionados e devidamente autorizados para que possam ser postos em atividade.

No caso de um sistema NFC, o primeiro grande diferencial é que toda essa burocracia e o alto investimento são reduzidos drasticamente. Não é necessário comprar uma impressora específica nem aguardar a inspeção das autoridades responsáveis para ativar o sistema.

O sistema se baseia em um software que pode ser instalado em seu próprio computador e conectado a uma impressora comum. A tecnologia que garante sua validação e segurança não está na forma como é impressa, mas em códigos inclusos na própria nota gerada pelo software.

Assim, com um simples computador e sua própria impressora, você pode começar a trabalhar com a NFC. Uma ótima redução de custos!

2. Dispensa o armazenamento de arquivos

Um dos problemas mais comuns de negócios que geram a nota de venda ao consumidor é a necessidade de armazenar os documentos por um certo período de tempo. Quanto maior o volume de vendas, maior o volume da papelada a ser armazenada. É comum ter o sentimento de que está guardando papéis inúteis, que nunca serão usados.

Um sistema de NFC dispensa essa necessidade, já que conta com o armazenamento digital de arquivos. Todo o espaço que você precisa está disponível dentro de seu computador ou servidor.

3. Diminuição de processos complementares

Uma importante tendência seguida por diversas ferramentas tecnológicas é o aumento da praticidade nas tarefas que realizamos. No caso das notas fiscais tradicionais, há uma burocracia que, há muito tempo, representa processos complementares derivados de seu uso.

O fechamento diário da impressora fiscal, a elaboração de relatórios, a manutenção do equipamento e obtenção do lacre são alguns exemplos do pacote de medidas a serem implementadas na rotina de todo comerciante. Não mais!

Um sistema de NFC não necessita que documentos sejam gerados para servirem de comprovante do seu funcionamento. Não é preciso elaborar os complicados relatórios, a não ser que você queira acompanhar por si mesmo, em seu processo de gestão, o andamento das vendas. E, mesmo nesse caso, tudo pode ser feito pelo software.

O fechamento diário também é descartado e o processo de manutenção se resume a manter seu computador em bom estado. Além disso, você corre menos riscos de ficar incapacitado para gerar notas durante uma eventual falha no equipamento, já que sua impressora pode ser substituída por qualquer outra, ao contrário da que gera notas fiscais tradicionais.

Estamos falando de uma redução importante no tempo gasto para gerenciar o sistema de notas fiscais e que pode ser investido em outras atividades do seu negócio.

4. Integração com código de barras e outros sistemas

Por falar em tendências tecnológicas, é impossível deixar de citar a integração entre diferentes recursos. Com a utilização de um sistema de NFC, você pode não só unificar a geração de notas com o sistema de código de barras e agilizar o processo de vendas, como implementar novas tecnologias que sejam um diferencial para seu negócio.

Um bom exemplo é a diversificação da forma de entrega da nota. Alguns softwares permitem que você envie a NFC por SMS, e-mail e outros meios de comunicação digital.

Não há forma mais eficaz de conquistar a fidelidade de um cliente do que oferecendo uma experiência de venda completa, na qual ele seja bem atendido e tenha seus comprovantes disponíveis no meio digital – sem dúvida, o mais utilizado nos dias de hoje.

Se quer saber mais sobre um sistema de ponta, que ofereça essa integração entre diferentes tecnologias, conheça a Devi Tecnologia. Além de garantir esse diferencial para seu negócio, a Devi fornece a instalação do software.

Com um sistema de NFC eficiente, você conquista uma importante redução de custos e suas vendas terão um aumento significativo!

Gostou das dicas? Então compartilhe nas redes sociais e mostre essa novidade a seus amigos agora mesmo!

 

sistema de NFC

 

Comentários