16/11/2018 / Em: Administração

 

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo dos negócios, trazendo inúmeras possibilidades para facilitar a vida dos empresários. Um destes recursos são os pagamentos via celular a partir de tarjas magnéticas portáteis que se conectam a aparelhos como Android e IOS, por exemplo.

pagamentos via celular

As vantagens do pagamento via celular para os comerciantes são muitas uma vez que podem controlar a receção do valor devido de forma extremamente prática e oferecer uma opção de pagamento muito mais facilitada aos clientes, o que se torna um diferencial para a empresa e melhora consideravelmente a experiência de compra por parte desses clientes, dentre outros fatores.

Agora que você já sabe as vantagens de implementar pagamentos via celular para os consumidores de seus produtos, vamos lhe mostrar 6 opções que podem viabilizar esse tipo de pagamento. Confira e avalie qual delas pode ser mais apropriada para o seu negócio!

1. USSD

A sigla USSD vem do inglês Unstructured Supplementary Services Data e pode ser traduzida em português para Dados de Serviços Suplementares Não Estruturados.

Mas você deve estar se perguntando: afinal, o que isso significa? Pois bem, USSD é um método disponível em praticamente qualquer celular ou dispositivo móvel, que tem como finalidade transmitir mensagens de texto via SMS.

No caso de pagamentos via USSD, é preciso que tanto a sua empresa quanto o cliente que realizará a transação contratem o serviço disponibilizado pelas operadoras.

Os pagamentos através dessa ferramenta apresentam uma série de vantagens para os clientes, já que podem ser efetuados sem a necessidade de conexão com a internet, e na medida em que todo o processo é realizado pela operadora de celular e pode funcionar em qualquer modelo de telefone, tratando-se portanto de uma metodologia de utilização extremamente rápida e fácil.

2. Internet Banking

Como você provavelmente já deve conhecer, o internet banking é um aplicativo que pode ser acessado via smartphone e outros dispositivos móveis, no qual é possível cadastrar a sua conta bancária, seja ela de pessoa física ou jurídica, e ter acesso a todas as informações contidas no extrato financeiro.

Para efetuar pagamentos por meio do internet banking, é necessário que o cliente se dirija até a sua agência bancária para ativar a opção de transferências bancárias no aplicativo.

É uma ótima ferramenta de pagamento via celular, visto que proporciona uma enorme praticidade tanto para os lojistas, que podem conferir os recebimentos dos clientes diretamente pelo aplicativo, quanto para os clientes.

Para os lojistas, o internet banking também é uma ótima ferramenta para manter o controle financeiro do seu negócio, já que além de conferir a entrada de determinado pagamento, possui uma visão geral da situação bancária de sua(s) empresa(s) a partir de um aplicativo de celular.

Além dessas vantagens, o internet banking apresenta funcionalidades muito fáceis de serem acessadas e realiza as transações financeiras de uma forma bastante ágil.

3. NFC

A tecnologia Near Field Communication (NFC) foi um recurso lançado pelo Banco do Brasil no ano de 2015 e está disponível somente para celulares com sistema Android.

A NFC pode ser usado para operações de crédito e de débito. Neste método de pagamento via dispositivo Android, o cliente aproxima o celular de um leitor NFC e efetua o pagamento.

A tecnologia NFC usa cartões virtuais atrelados ao cartão físico do cliente. Esse tipo de recurso não apresenta nenhum risco de clonagem.

Como a NFC pode ser utilizado por lojas físicas, o cliente não precisa se dirigir até o caixa para realizar o pagamento, bastando acessar o aplicativo e aproximar o celular do leitor disponibilizado pela loja, evitando filas e facilitando o processo por parte do lojista e do cliente.

4. Carteira digital

As chamadas carteiras digitais são opções de pagamento bastante flexíveis, já que também podem ser realizadas por meio de aplicativos para smartphones e tablets.

Alguns exemplos dessas opções são plataformas como PagSeguro, PayPal e Mercado Livre, que são bastante utilizadas em todo o Brasil.

Essas soluções de pagamento funcionam como contas bancárias, mas apresentam as vantagens de não exigir nenhum processo burocrático para a abertura de conta e nem possuem taxas de manutenção.

São plataformas que oferecem uma grande segurança de dados pessoais e bancários. Para que os clientes efetuem pagamentos por meio das carteiras digitais, basta cadastrar uma conta em alguma destas plataformas e registrar as informações de seu cartão de crédito ou débito para que as transações sejam computadas de uma forma automatizada.

5. Código QR

O pagamento por código QR, que é um escaneamento do código de barra bidimensional por meio de uma câmera fotográfica de um smartphone ou tablet, também já é um recurso de pagamentos via celular bastante utilizado no mundo inteiro.

Para realizar esse tipo de operação, basta que o cliente possua em seu celular um aplicativo que permita a leitura do código de barras QR.

Além de permitir o pagamento, a leitura de código de barras a partir do código QR mostra todas as informações sobre o produto adquirido pelo cliente diretamente no celular!

6. Leitor móvel de crédito e débito

A utilização de cartões de crédito e débito ainda são umas das opções de pagamento mais utilizadas, tanto em lojas virtuais quanto em lojas físicas.

Para facilitar essa forma de pagamento, empresas como iZettle, SumUp, Cielo e PagSeguro oferecem leitores móveis de cartões de crédito que funcionam via smartphones ou tablets, necessitando apenas de uma boa conexão à internet para que seja efetuado o pagamento por cartão diretamente pelo celular.

Estes leitores apresentam taxas relativamente baixas e possuem uma grande facilidade no processo de cadastro, sendo assim, acabam ganhando cada vez mais espaço entre os métodos de pagamentos via celular adotados por micro e pequenos empresários, empreendedores individuais e pessoas físicas. Utilizar máquinas de cartões em detrimento de leitores móveis exige custos maiores por parte dos lojistas.

Portanto, é importante ficar atento às novas alternativas de pagamento possibilitadas pela tecnologia digital, de forma a otimizar as suas vendas, aumentar o lucro, e oferecer praticidade aos seus clientes. Internet banking, carteiras digitais, leitores móveis de crédito e débito, código QR, NFC e USSD são algumas das opções de pagamentos que podem ser oferecidas para os seus clientes.

Esperamos que tenha gostado do texto! Qual opção de pagamentos via celular achou mais benéfica para a sua empresa? Já utiliza ou pretende implementar alguma delas? Deixe seu comentário abaixo!

gestão de negócios

Comentários